Pesquisar por:

O que esperar da tecnologia em 2021 após uma pandemia global?

Depois de 2020, podemos dizer que o mundo mudará permanentemente. No último ano, pudemos observar todos os tipos de mudanças acontecendo em diversos setores da economia mundial – o que levou a uma série de crises para as empresas que não conseguiram prosperar com o novo cenário ou que não estavam preparadas para acompanhar as novas tendências de consumo que estavam aparecendo. Por outro lado, enquanto certos tipos de negócios enfrentaram dificuldades, também foi possível ver novos tipos de operações surgindo e até mesmo novas ramificações de determinados setores surgiram.

Um aspecto claro e inovador que podemos ver nas consequências da crise de COVID-19 é que a digitalização se tornará ainda mais popular – se é que isso é possível – e quase obrigatória para as empresas continuarem rodando. Sim, todos nós sabemos que desenvolver ou adaptar novas tecnologias é, geralmente, muito caro. Então, caso não haja uma necessidade urgente, o investimento não costuma ser prioridade. Mas agora a situação mudou.

Depois de observar a mudança das marés do mundo ao longo deste ano, reunimos algumas previsões de tecnologia para 2021 que esperamos que possam ajudar a todos nós neste momento de transformação, bem como inspirar profissionais de negócios e de vendas para manter suas operações prosperando durante o período:

  • A maior mudança será nos setores tradicionais.
  • Haverá aplicativos premium de negócios em nuvem, incluindo CRMs.
  • Tudo em um só lugar.
  • Tecnologia precisa ser a prioridade número um.
  • A tecnologia será alinhada à sustentabilidade.

Sustentabilidade é um tópico em constante foco de atenção e a tendência é que se torne mais importante com o passar do tempo. Nós pudemos ver o crescimento de iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança) em companhias ao redor do mundo todo e o assunto está inundando as mídias sociais e os noticiários, com o aquecimento global e a destruição da floresta tropical, entre outras situações graves se tornando temas populares de discussão.

Parece um pouco estranho associar sustentabilidade com tecnologia, certo? Errado, eles estão profundamente conectados. Ambos temas se tornaram o centro das decisões de negócios nos últimos anos e, sem eles, é quase impossível seguir em frente. Além disso, o que muitas vezes ignoramos é que a tecnologia fornece um suporte importante para todos os esforços relevantes em sustentabilidade. Podemos dizer que é por causa da tecnologia que grande parte das empresas conseguem evitar o desperdício de matéria-prima, energia e até água.

O que veremos no próximo ano e nos outros que estão por vir, serão mais e mais soluções criadas para servir esse propósito, com automação, IA, apps de nuvem e todos os outros aspectos que eu já comentei, voltados para resolver problemas em torno da sustentabilidade.

*Krishna Panicker é VP de Produto da Pipedrive

Automação é chave na retomada dos negócios em 2021

Aumento de produtividade, processos ágeis, redução de custos e valorização da experiência do usuário preparam a empresa para a nova economia.

Os impactos da Covid-19 atingiram em cheio o coração da economia global. De uma hora para outra, empresas atuantes em variados setores precisaram rever suas estratégias e redesenhar seus modelos de trabalho. A necessidade de isolamento social para a proteção da saúde remeteu uma legião de colaboradores ao home office. Nesse cenário, como garantir a continuidade dos negócios com segurança e produtividade?

A resposta é “tecnologia”. De acordo com o Gartner, o aumento repentino de trabalhadores remotos despertou a atenção para recursos tecnológicos capazes de adequar os negócios à nova realidade, como a automação do trabalho de rotina com Inteligência Artificial (IA), destreza digital e trabalho híbrido com força de trabalho distribuída.

Para o instituto de pesquisa, são tendências a aceleração de IA e a automação de processos robóticos (RPA) nas empresas, porque têm potencial de automatizar grandes áreas de trabalho de rotina quando as tarefas são repetitivas, padronizadas e conhecidas. Agilidade e redução de custos são ganhos imediatos.

A IA já está automatizando grandes partes do trabalho de rotina para direcionar o foco do funcionário para o trabalho não rotineiro de maior valor. O Gartner prevê que a receita global de software RPA aumentará 19,5% em 2021 e continuará a crescer a taxas de dois dígitos até 2024.

Adriano Dias, CEO da MAGNA SISTEMAS, integradora de sistemas e provedora de soluções, entende que a digitalização nas empresas já vinha acontecendo, mas foi acelerada na pandemia, servindo de esteira para a adoção de tecnologias emergentes.

“As organizações tiveram de ser resilientes, adequando de imediato muitos de seus processos de negócio manuais para uma cultura digital e remota. Esse movimento, foi fundamental para a sobrevivência das empresas. Quem se preparou com maior agilidade, teve um menor impacto durante a pandemia.

Vale ressaltar que mesmo com uma boa experiência digital, as empresas precisam se preocupar com a adoção desta nova cultura corporativa, estando em compliance com legislações. Um exemplo são os workflows que precisam ser estruturados e seus processos revisitados, pois muito do que estava ainda em papel, passou a circular por e-mail. Outro exemplo, muito importante, é a formalização de contratos com assinaturas eletrônicas ou assinaturas digitais com eCPF, inclusive com servidor de “TIME STAMP”, que realmente substitui um documento físico assinado com reconhecimento de firma.

Sem dúvida, uma cultura digital que veio para ficar, se mostrou muito eficiente na otimização do trabalho e está proporcionando uma maior qualidade de vida para as pessoas.”

error: O conteúdo está protegido !!