Como funciona o Marketplace?

Um shopping virtual. Essa é a melhor definição para descrever o que é marketplace. Ele funciona como um portal de vendas online colaborativo. Em resumo, é isto o que significa marketplace. Ou seja, diferente de um clube de assinatura ou e-commerce tradicional, esse modelo reúne diversos lojistas em um único espaço.

Para os lojistas, a vantagem é que ele será visto por mais gente e aumenta as chances de atingir o público-alvo. Já para o consumidor, a ideia é oferecer a mesma experiência de compra de um shopping (que reúne uma grande diversificação de lojas), só que online.

Como funciona o marketplace?
Agora, entenda como funciona o marketplace. O marketplace é dividido em dois níveis de acesso: um para o lojista e um para o cliente. Dessa forma, o lojista tem a oportunidade de customizar o seu mix de produtos ofertados e lidar com a organização do marketplace.

Enquanto isso, para o cliente, é como acessar uma loja virtual comum, com a diferença de que existem várias opções de lojas.

Ou seja, isso quer dizer que, na hora de fechar uma compra, o procedimento adotado é como em qualquer outro comércio virtual. Então, não é necessário redirecionar o consumidor para o site de cada loja ou fazer cobranças separadas.

O marketplace pode ser desenvolvido para um determinado segmento específico ou então trabalhar com todas as lojas interessadas, agrupando-as em segmentos, como em uma loja de departamentos.

Em alguns casos, a visibilidade dos lojistas aumenta porque os marketplaces são sites conhecidos e comumente acessados pelos consumidores.