Empresas inteligentes e adaptativas têm estes 3 atributos principais

Mesmo antes da Covid-19, a interrupção era uma ameaça constante para a maioria das empresas. De fato, uma pesquisa da Accenture mostra que três quartos dos executivos sentem que o ritmo de interrupção aumentou nos últimos três anos. Um total de 93% disse que a própria existência da empresa está comprometida por modelos operacionais que não conseguem acompanhar o ritmo.

Agora, um dos maiores eventos globais de nossa vida, a crise da Covid-19 está mudando fundamentalmente os comportamentos humanos, as cadeias de suprimentos e as rotas para o mercado. Enquanto algumas mudanças são temporárias, outras serão permanentes – e muitas para melhor. Como exemplo, estamos vendo algumas empresas usando a tecnologia de novas maneiras, adotando maneiras ágeis de trabalhar e transformando cadeias de valor para ajudar a superar a incerteza. Em suma, eles estão se tornando o que chamamos de empresas inteligentes.

O que é uma empresa inteligente?

Uma empresa inteligente é uma organização flexível, capaz de antecipar e se adaptar às mudanças nas condições de negócios, nas expectativas dos clientes, nas demandas das partes interessadas e no potencial do ecossistema. Digital em sua essência, sustentada por tecnologia e analytics, e centrada em um objetivo transformador, uma empresa inteligente é capaz de autogerenciamento dinâmico e adaptação contínua, incluindo mudanças em seu modelo operacional. A tomada de decisão de cima para baixo se torna uma coisa do passado, porque as equipes são capacitadas.

Empresas inteligentes têm três atributos principais:

  • Eles são orientados por dados de maneira diferenciada, ajustando a estratégia de entrada no mercado, o mix de produtos e as parcerias do ecossistema com base nos principais indicadores.
  • Elas são organizados para eficiência e agilidade. Isso significa estar integrado, quando benéfico, para otimizar a escala e a eficiência; ser modular, quando necessário, para simplificar os direitos de decisão, aumentar a velocidade para comercialização, adaptando às demandas dos clientes e do mercado; ser alimentado por tecnologias em nuvem para permitir agilidade e velocidade para o comércio; e ter um modelo operacional que seja flexível e possa se adaptar facilmente.
  • Elas alcançam fora de si mesmas, colaborando com uma ampla gama de parceiros do ecossistema, incluindo instituições acadêmicas, startups, alianças e até concorrentes para atender às necessidades de talentos e adquirir novos recursos. E eles compartilham ativos e análises para definir novos mercados que cruzam indústrias.