O que esperar da tecnologia em 2021 após uma pandemia global?
Depois de 2020, podemos dizer que o mundo mudará permanentemente. No último ano, pudemos observar todos os tipos de mudanças acontecendo em diversos setores da economia mundial – o que levou a uma série de crises para as empresas que não conseguiram prosperar com o novo cenário ou que não estavam preparadas para acompanhar as novas tendências de consumo que estavam aparecendo. Por outro lado, enquanto certos tipos de negócios enfrentaram dificuldades, também foi possível ver novos tipos de operações surgindo e até mesmo novas ramificações de determinados setores surgiram.
Um aspecto claro e inovador que podemos ver nas consequências da crise de COVID-19 é que a digitalização se tornará ainda mais popular – se é que isso é possível – e quase obrigatória para as empresas continuarem rodando. Sim, todos nós sabemos que desenvolver ou adaptar novas tecnologias é, geralmente, muito caro. Então, caso não haja uma necessidade urgente, o investimento não costuma ser prioridade. Mas agora a situação mudou.
Depois de observar a mudança das marés do mundo ao longo deste ano, reunimos algumas previsões de tecnologia para 2021 que esperamos que possam ajudar a todos nós neste momento de transformação, bem como inspirar profissionais de negócios e de vendas para manter suas operações prosperando durante o período:
- A maior mudança será nos setores tradicionais.
- Haverá aplicativos premium de negócios em nuvem, incluindo CRMs.
- Tudo em um só lugar.
- Tecnologia precisa ser a prioridade número um.
- A tecnologia será alinhada à sustentabilidade.
Sustentabilidade é um tópico em constante foco de atenção e a tendência é que se torne mais importante com o passar do tempo. Nós pudemos ver o crescimento de iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança) em companhias ao redor do mundo todo e o assunto está inundando as mídias sociais e os noticiários, com o aquecimento global e a destruição da floresta tropical, entre outras situações graves se tornando temas populares de discussão.
Parece um pouco estranho associar sustentabilidade com tecnologia, certo? Errado, eles estão profundamente conectados. Ambos temas se tornaram o centro das decisões de negócios nos últimos anos e, sem eles, é quase impossível seguir em frente. Além disso, o que muitas vezes ignoramos é que a tecnologia fornece um suporte importante para todos os esforços relevantes em sustentabilidade. Podemos dizer que é por causa da tecnologia que grande parte das empresas conseguem evitar o desperdício de matéria-prima, energia e até água.
O que veremos no próximo ano e nos outros que estão por vir, serão mais e mais soluções criadas para servir esse propósito, com automação, IA, apps de nuvem e todos os outros aspectos que eu já comentei, voltados para resolver problemas em torno da sustentabilidade.
*Krishna Panicker é VP de Produto da Pipedrive